Integridade, segundo o Michaelis, nosso antigo amigo dicionário, pode significar estado ou característica de algo que está inteiro; estado ou característica daquilo que se revela intacto; qualidade ou caráter de uma pessoa de conduta irrepreensível, honestidade; ou ainda característica de quem é inocente ou puro.
E quem consegue ser íntegro em todos os aspectos, entregue completamente? Sempre tem algo que nos prejudica em um ou alguns de nossos, vamos tratar assim por enquanto, “pedaços”: corpo, mente e espírito. E temos como reparar e curar esses danos e manter o máximo possível o nosso novo arranjo.
A integridade pode ser descrita como o estado ou característica de algo que está inteiro.
Qualquer parte de nosso corpo físico quando lesada quebra o conceito de integridade, desde uma picada de inseto até uma grande cirurgia no abdômen. Sim, as duas trazem lesão à nossa integridade física, tendo diferença entre o grau de acometimento. Certo! Já a mente e o espírito saem da integridade quando há uma desarmonia, seja ela angústia, saudade ou luto.
E esse desequilíbrio traz reflexos para o físico: afinal, quem nunca teve uma dor de barriga, o famoso “piriri “,antes de um teste, uma prova ou entrevista? O equilíbrio do ser humano como um todo se mostra mais uma vez presente e necessário, afinal uma área depende integralmente da outra. E como alcançar essa integridade? O acompanhamento de um profissional de saúde que tenha a visão do todo é o primeiro passo dessa jornada.
A integridade também significa aquilo que se revela intacto. Mas, na verdade, nunca estamos intocados, ilesos de algo que nos traga de certa forma um prejuízo. Ás vezes, o que nos fere pode ser um olhar, uma fala, uma atitude. E o dano causado pode ser igual ou maior que uma lesão no corpo físico. As “lesões” mentais, vamos chamar assim, ecoam em nossos sistemas e temos que alinhar, organizar e cuidar para que a ressonância delas no nosso sistema não traga danos mais severos ou permanentes.
E a hora de cuidar depende de você, da sua vontade de abandonar os hábitos ruins e de renunciar às coisas que o fizeram adoecer.O que você acha que está atrapalhando o seu processo?
A conduta irrepreensível é outra característica associada à integridade.
As nossas atitudes nos relevam e nos retratam para o próximo e ter hábitos que façam seu corpo e mente serem um só, trará a certeza de quem você é, das suas convicções e suas forças serão recuperadas. Isso acontece porque se cuidar na totalidade nos faz agir de acordo com o que acreditamos, ressaltando nossa melhor parte para evidenciar cada vez mais o EU, tornando-se íntegro para e com você mesmo. Pare para pensar: Ultimamente, está sendo íntegro com você?
A integridade é sinônimo de pureza e inocência.
Elas estão associadas à alegria e à leveza de agir sem medo. É importante não confundir com inconsequência ou impetuosidade. Ela representa apureza de alma de saber que o que você está fazendo gera o bem a você e as pessoas ao seu redor, o seu todo, o seu corpo energético, a sua casa, seus familiares e amigos. Ser olhado por inteiro, ser reconhecido pelo outro como ser humano é algo muito bom, mas para sermos vistos assim temos que, primeiramente, nos sentirmos e nos vermos dessa forma.
Pronto para se curar e realinhar a sua integridade?